O Carpinteiro.com - Busca no blog
Página de Notícias Beleza trafico humano Pedofilia o Crack Homofobia

Obama autoriza CIA a apoiar rebeldes líbios

29.03.2011/Divulgação/CBS/AFP29.03.2011/Divulgação/CBS/AFP
O presidente dos EUA, Barack Obama, durante entrevista ao programa Evening News, da CBS


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou uma ordem que autoriza o apoio secreto do governo americano às forças rebeldes que tentam derrubar o líder líbio Muammar Gaddafi, afirmaram à agência de notícias Reuters funcionários do governo nesta quarta-feira (30).
Obama assinou a ordem, conhecida como "decisão" presidencial, nas últimas duas ou três semanas, segundo quatro fontes do governo familiarizadas com o assunto.
Essas decisões são a principal forma de diretriz presidencial usada para autorizar operações secretas da CIA (Agência Central de Inteligência). A agência e a Casa Branca se recusaram a comentar de imediato.
Em entrevista à rede americana NBC na noite desta terça-feira (29), Obama disse que Gaddafi "não tem o controle da maior parte da Líbia neste momento". Ele afirmou ainda que os EUA não descartam a possibilidade de prover equipamento militar aos rebeldes.
- Não estou, não estou descartando.
Gaddafi avança sobre rebeldes
As tropas leais ao ditador líbio, Muammar Gaddafi, conseguiram nesta quarta-feira avançar até Brega, após terem reconquistado Ras Lanuf, a 360 km a oeste da capital rebelde de Benghazi, informou o correspondente na Líbia do jornal britânico The Guardian.
O Guardian também afirmou que as forças governistas já avançam em direção a Ajdabiya, cidade mais a leste, o que voltaria à situação encontrada no último sábado (26), antes do rápido avanço rebelde com a ajuda da coalizão internacional.
A rede árabe Al Jazeera publicou uma foto mostrando a fuga de uma família líbia de Ajdabiya em busca de abrigo em Benghazi, reduto do Conselho Nacional Interino de Transição que representa os opositores do governo no leste do país.
Após o rápido avanço registrado em 27 de março, quando os rebeldes recuperaram quatro cidades - Ajdabiya, Ras Lanuf, El Aguila e Ben Jawad - em um só dia, os milicianos revolucionários começaram a retroceder nesta terça-feira devido aos bombardeios da artilharia de Gaddafi, que disparava desde o Vale Vermelho, perto de Sirte.