O Carpinteiro.com - Busca no blog
Página de Notícias Beleza trafico humano Pedofilia o Crack Homofobia

Festa da Lavadeira não terá shows e apresentações este ano

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho informou na noite dessa segunda-feira (25) que a Festa da Lavadeira deste ano terá apenas a parte religiosa e não irá comportar shows, palanques e venda de bebidas alcoólicas. A associação que organiza a festa informou ao NE10 que irá entrar na Justiça para realizar o evento como todos conhecem. 

De acordo com a Prefeitura do Cabo, a festa acontece em uma Zona Especial de Turismo, Lazer e Moradia  (ZETLM), a Reserva do Paiva e por isso não comporta instalação de palanques, som e comercialização de bebidas. “A Prefeitura do Cabo se preocupa em cumprir a lei de preservação ambiental da área, mas deseja que seja uma festa bonita, animada, mantendo suas tradições”, disse em nota Luiz Pereira, secretário Municipal de Articulação Politica e Orçamento Participativo. A decisão foi assinada nesta tarde através de um Termo de Ajustamento de Conduta.

A medida teve repercussão negativa entre os organizadores da festa. Eduardo Melo, presidente da Associação Organizadora da Festa da Lavadeira diz que a medida é elitista. "Eles não querem permitir que pobres frequentem o local. Isto está claro. A decisão é uma afronta à tradição cultural de Pernambuco", reclama. "Vamos tentar na Justiça que a festa aconteça este ano, pois uma zona especial de lazer não pode excluir a cultura de Pernambuco. 

A produção não aceitou a sugestão da Prefeitura de realizar a festa na praia de Itapuama, a 200 metros do local tradicional. "Eles querem instituir que local de rico pobre não entra. Como é possível existir no Brasil uma praia separada por um muro. É absurdo", diz Melo. 

A Festa da Lavadeira surgiu em 1987, quando a comunidade do Paiva decidiu fazer oferendas à escultura de uma lavadeira local, que no caráter religioso da festividade é filha de Iemanjá. Durante a festa são feitas oferendas dentro do ritual dos cultos afro-brasileiros. O evento acontece sempre no dia 1º de maio, na praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul do Estado.