
Com a chuva que cai em Caruaru nesta manhã de terça, muitas ruas do centro da cidade já estão alagadas
Foto: Carlos Maciel/NE10 Interior
Caruaru: muita chuva, ruas alagadas e trânsito lento
Caruaru, no Agreste de Pernambuco, acordou sob chuva na manhã desta terça-feira (3). O volume de água no canal do bairro do Salgado, um dos mais populosos da cidade, começa a subir e os moradores ribeirinhos voltam a temer o pior.
“Sempre que chove muito e forte desse jeito, o canal transborda e invade a casa da gente. Já perdi muita coisa e não tenho como sair daqui”, disse a cabeleireira Carmem Lúcia.
Com o tempo fechado e a forte chuva, alguns pontos do centro da cidade já estão alagados. Quem saiu de casa, teve que enfrentar a água. Para os motoristas, trânsito, engarrafamento e lentidão.
Na BR 104, não há engarrafamento, mas quem está chegando na cidade tem que ter paciência com o trânsito lento. Para quem passa pela rodovia, pode verificar também o volume de água do Rio Ipojuca subindo, o que gera medo para quem insiste em não sair das casas construídas às margens do rio.
__________________________________________________
Chuva destrói casa e deixa ruas alagadas na Zona da Mata

Rio transbordou, arrastou lixo espalhados pelas ruas e alagou casas
Foto: Raphael Magnum/Especial para o NE10
A cidade de Barreiros, na Zona da Mata de Pernambuco, sofreu com as cheias devido às chuvas que aumentaram o nível do rio Carimã, inundando alguns bairros na madrugada dessa sexta-feira (29).
De acordo com Luís Henrique da Defesa Civil do município, a inundação teve início às 18h30 no bairro Santa Gorete, onde foram atingidas 120 casas ribeirinhas, com uma média de 50 cm de água.
No centro da cidade, cerca de cinco a seis ruas foram alagadas com aproximadamente 20 cm de água, devido a construções que existem no local e também a falta de escoamento, pois ainda não foi feita a drenagem nas ruas para evitar enchentes.
Além dessas áreas atingidas, no bairro Lotes há um número de 25 residências que tiveram 1,80 m de água. A maioria das pessoas prejudicadas com a cheia, se deslocaram para casa de parentes.
Ainda segundo a Defesa Civil, na cidade existem 78 pontos de alagamentos e 40 pontos com barreiras o que causou o desmoronamento de uma residência, mas sem vítimas.
O rio Carimã tem 12 quilômetros de extensão e 10 metros de largura. Com nascente no estado de Alagoas, o rio corta a cidade pela zona rural e deságua no rio Una.
____________________________________________
Mais de 4 mil pessoas devem ficar desabrigadas em Barreiros, diz Defesa Civil
A Defesa Civil de Barreiros, na Zona da Mata de Pernambuco, iniciou desde às 3h desta terça-feira (3), um plano de evacuação para retirar as famílias que moram em áreas de risco na cidade.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil na cidade, Luiz Henrique, as famílias que moravam próximas ao leitos dos rios Una e Pirangi foram levadas às pressas para abrigos que foram montados provisioramente em igrejas, associações, escolas, Secretarias Municipais e outros prédios públicos. A coordenadoria da Defesa Civil acredita que mais de 4 mil pessoas ficarão desabrigadas no município.
Ainda segundo o órgão, as chuvas que caíram nos últimos dias no Rio Pirangi haviam deixado cerca de 150 pessoas desabrigadas. O nível do Rio teria subido 1 metro e meio nas últimas chuvas e só nesta terça já subiu mais um metro, chegando a deixar a ponte do bairro Lote, intransitável.
Alguns bairros da cidade de Barreiros já estão ilhados: Tibiri, Baité, bairro Una, bairro Lote, Centroe parte do bairro Granjas.
__________________________________________________
Por causa da chuva, população ribeirinha começa a ser retirada em Palmares

Mais uma vez, as famílias tiveram que sair de suas casas
Foto: Denilson Vasconcelos/Especial para o Blog de Jamildo
Desde a madrugada desta terça-feira (3) a Defesa Civil, Bombeiros e Cruz Vermelha estão retirando a população ribeirinha atingida pelas chuvas em Palmares, na Zona da Mata de Pernambuco.
Segundo a Defesa Civil, os bairros com área de risco são Pedreuras, Coahb I, Japaranbuba e Parque do Centro.
Já foram criados três abrigos pela Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco, a Codecipe, na cidade. Os locais escolhidos foram a Creche Violeta Griz na Coab II, a Escola Jardecarlos no bairro Santo Antônio e a Escola Lauro Chaves também no bairro Santo Antônio.
___________________________________________________
Catende contabiliza mais 1.500 desabrigados por causa das chuvas
Em Catende, na Zona da Mata de Pernambuco, as chuvas continuam fortes. Os bairros do Matadouro, Canaã e Caxias são os mais atingidos pelo temporal.
Na manhã desta terça-feira (3) já foram contabilizados pela polícia mais de 1.500 desabrigados, que estão sendo removidos para quatro abrigos improvisados na cidade. Os locais que estão recebendo as pessoas são o Ginásio Municipal, o Galpão da Usina Catende e a Creche Maria Teresa.
De acordo com a Defesa Civil, uma ponte de ferro que ligava o bairro do Matadouro e o centro da cidade caiu na madrugada desta terça-feira. Além disso, neste mesmo bairro, algumas barreiras já deslizaram, mas não notícias de feridos ou mortos.
Os técnicos da Defesa Civil observaram também que os Rio Panelas e Pirangi já subiram cerca de cinco metros por causa das chuvas e por isso um alerta já foi emitido para que a população ribeirinha seja retirada para lugares mais altos