O Carpinteiro.com - Busca no blog
Página de Notícias Beleza trafico humano Pedofilia o Crack Homofobia

Thiago Cardoso,a muralha Tricolor


Um dos mais antigos clichês do futebol diz que "um grande time começa com um grande goleiro". O Santa Cruz o cumpriu bem à risca nesta temporada. Tiago Cardoso dos Santos, 27 anos, chegou ao Arruda no final do ano passado como um mero desconhecido. A torcida estava ressabiada devido àss contratações erradas nas temporadas anteriores, e Tiago poderia ser mais um fracasso. Essa desconfiança aumentou ainda mais quando, num amistoso contra a seleção de Chã Grande levou um frangaço (o jogo terminou em 1 a 1). "Xiii.. Mais uma 'bomba' contratada pela diretoria", pensaram muitos tricolores. Mas o tempo tratou de apagar essa imagem negativa. A cada rodada do Pernambucano Coca-Cola, Thiago Cardoso foi se consolidando como titular absoluto da equipe. Transformou-se numa muralha coral e a torcida não cansou de gritar seu nome da arquibancada. Com Tiago Cardoso em campo, o Santa Cruz conheceu apenas uma derrota, no jogo final. Diante do arqui-rival rubro-negro, o desempenho foi ainda melhor. O time coral só tomou um gol. Após grandes atuações, o goleiro, além de comemorar o título estadual, também está feliz com o reconhecimento da imprensa. Afinal, ele foi eleito o craque do Pernambucano 2011 pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).
O piauiense Tiago Cardoso comemorou seus 27 anos de idade no dia 8 de maio. Uma data bem significativa. Era Dia das Mães e o Santa Cruz entrou em campo para encarar o Sport no primeiro confronto da final do Pernambucano. O Tricolor venceu por 2x0. E Tiago teve mais uma atuação destacada. O triunfo garantiu ao time coral uma boa vantagem para o segundo e último jogo decisivo. "Foi um jogo dificílimo. Mas a nossa equipe entrou confiante e sabendo o que queria em campo. Fomos felizes e conseguimos um bom resultado, que nos deu tranquilidade para garantir o título em casa", declarou o jogador. Naquela partida, a torcida tricolor demonstrou um carinho especial ao ídolo. A cada grande defesa, o nome do camisa 1 ecoava na Ilha do Retiro. Foi assim também na grande final. "Eu fico muito feliz com o carinho do torcedor. Isso motiva bastante, mas também aumenta a responsabilidade. Mas Deus me dá muita força para entrar em campo e fazer o meu papel" disse.
Tiago Cardoso é, no dia a dia, aquele que se vê dentro de campo: sério, de poucas palavras, tímido e muito concentrado no que faz. Foi assim durante toda a sua carreira, que começou em 1999, nas divisões de base do Tiradentes-PI. No ano seguinte, quando tinha apenas 16 anos, foi emprestado ao Juazeiro, do Ceará, onde se profissionalizou. Depois estava no Ceará, onde atuou em três partidas como titular do time profissional. A partir dali, Tiago Cardoso começou a circular por alguns clubes. Esteve no elenco do Atlético-PR campeão brasileiro de 2001, sendo comandado pelo experiente Geninho. Passou pelo Maringá, Fortaleza, ABC-RN e, por fim, no Monte Azul-SP, no ano passado. No clube paulista, o goleiro quase não jogou. "Sofri uma contusão no joelho esquerdo e precisei fazer uma cirurgia. Como o time foi eliminado cedo do Campeonato Paulista, não joguei. Foi uma temporada praticamente perdida", relembrou.
No Santa Cruz, está sendo uma outra história. Tiago Cardoso chegou ao Arruda por indicação do técnico Zé Teodoro quando ainda estava no processo de formação do elenco para a temporada, que começava como uma incógnita para o time tricolor: enfrentando dificuldades financeiras, a diretoria de futebol fez o planejamento com uma folha salarial enxuta (girando em torno dos R$ 300 mil). O clube não poderia contratar grandes "estrelas". Mas acertou ao escolher atletas de qualidade e que têm comprometimento com o time das três cores. "Nossa campanha foi muito boa. Merecíamos a conquista deste título. Acho que tudo isso se deve, primeiramente, a Deus, que nos abençoou, e à união do elenco. Somos unidos e não temos vaidades. A nossa equipe trabalhou bastante e foi obediente dentro de campo", destacou o goleiro, que tem contrato com o Santa Cruz até o final do ano. "Meus planos estão voltado para o Santa Cruz. Vamos lutar para tirar o clube da Série D", garantiu.