O Carpinteiro.com - Busca no blog
Página de Notícias Beleza trafico humano Pedofilia o Crack Homofobia

Acusado pelo assassinato do universitário Alcides será julgado na terça-feira



Acusado pelo assassinato do universitário Alcides do Nascimento Lins, o réu João Guilherme Nunes da Costa, conhecido como "Guigo", vai a júri popular nesta terça-feira (14), às 13h. O julgamento acontecerá no auditório da 1º Vara do Tribunal do Júri do Recife, no Fórum Rodolfo Aureliano. A sessão será presidida pelo juiz Ernesto Bezerra Cavalcanti. Alcides Nascimento foi assassinado com dois tiros na cabeça no dia 5 de fevereiro de 2010, por volta das 23h30, em frente à casa em que morava, na Rua Professor Iremar Falcone de Melo, Vila Santa Luzia, no bairro da Torre.

Um pregão será realizado no início da audiência para confirmar a presença dos 25 jurados convocados. Em seguida, será feito o sorteio dos sete nomes que irão compor o conselho de sentença. Defesa e acusação podem rejeitar até três nomes dos jurados sorteados. Nesse caso, novos nomes serão sorteados. A partir daí, tem início o julgamento. Como não há testemunhas convocadas pelo MPPE e pela Defensoria Pública, será realizado o interrogatório do réu João Guilherme Nunes da Costa.

Em seguida, o júri entra na fase do debate entre acusação e defesa. Primeiro, a promotora Helena Martins tem uma hora e trinta minutos para expor sua tese. A defensora pública Fernanda Vieira tem o mesmo tempo para apresentar seus argumentos. Haverá ainda réplica do MPPE por uma hora e a tréplica da Defensoria pelo mesmo período.

Os sete jurados, então, são isolados em uma sala. A decisão pela absolvição ou condenação dos réus é tomada por maioria simples e a votação tem caráter sigiloso. Em caso de veredicto condenatório, o juiz Ernesto Bezerra Cavalcanti efetuará a mensuração (duração) da pena