O Carpinteiro.com - Busca no blog
Página de Notícias Beleza trafico humano Pedofilia o Crack Homofobia

ONU pede mais ajuda para refugiados líbios na Tunísia


AE - Agência Estado
O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur) pediu hoje mais apoio internacional para que a Tunísia possa ajudar os que fogem dos confrontos na Líbia. Mais de 400 mil pessoas de várias nacionalidades fugiram para a Tunísia desde o início da rebelião no país vizinho contra o líder Muamar Kadafi. Atualmente, são 70 mil líbios buscando refúgio no sul do território tunisiano.
"Eu quero dizer obrigado ao povo e ao governo da Tunísia por sua hospitalidade e enormes esforços em nome dos refugiados líbios", disse António Guterres, o alto comissário da Acnur, após uma reunião com o ministro de Relações Exteriores Mouldi Kefi.
Em sua segunda viagem à Tunísia em dois meses, Guterres também elogiou o levante popular que derrubou o presidente tunisiano e inspirou outros povos da região. Ele disse que inicialmente ficou desapontado com a falta de apoio mundial ao levante, mas ficou feliz com a promessa de bilhões de dólares em assistência feita pelo Banco Mundial e por outros países do G-8 (oito maiores economias do mundo) em sua última cúpula.
A economia da Tunísia foi seriamente afetada pela queda do turismo desde o levante e pela pressão causada pela chegada de refugiados. Tem ocorrido confrontos na fronteira entre moradores irritados e refugiados.
Guterres disse que visitará a fronteira com a Líbia para atrair a atenção do mundo para a urgência da situação. Sua visita à Tunísia foi parte das comemorações do Dia do Refugiado, celebrado em 20 de junho. As informações são da Associated Press