![]() |
| Hugo Chávez confirmou suspeitas em um discurso de televisão direto de Cuba |
Depois dias de silêncio sobre seu real estado de saúde, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, admitiu, nesta quinta-feira (30), em discurso transmitido desde Cuba, que teve câncer na região pélvica e que foi submetido a uma cirurgia para a extração do tumor.
Em cadeia nacional de rádio e televisão, Chávez apareceu abatido e leu um comunicado no qual revelou que depois da extração de um abscesso pélvico, foram realizados outros exames que detectaram um “tumor abscessado”.
- Apareceram novas suspeitas (..), e confirmaram a existência de um tumor abcessado com presença de células cancerígenas, o que fez que fosse necessária outra cirurgia para a extração total de dito tumor.
O líder venezuelano admitiu que cometeu “erros fundamentais” ao não cuidar sua saúde, mas disse que está “no caminho da recuperação”. Ele continuará sendo tratado em Havana.
Foi o primeiro discurso do líder socialista de 56 anos desde que foi operado em Havana em 10 de junho, o que provocou especulações de que estaria gravemente doente. A suspeita forçou o cancelamento de uma cúpula de países latino-americanos e caribenhos.
Logo após a transmissão do discurso, o vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, disse que o governo está unido e que aprofundará as políticas de Chávez, que não determinou uma data para voltar a Caracas.
Jaua pediu para que toda a coalizão do governo permanecesse unida para defender a "revolução" de 12 anos na Venezuela.
- Não é tempo de recuar, é tempo de avançar.
Chávez afirmou ainda que permanece à frente do governo e que mantém conversas permanentes com seus funcionários.
