O Carpinteiro.com - Busca no blog
Página de Notícias Beleza trafico humano Pedofilia o Crack Homofobia

Sobe para 14 o número de cidades em situação de emergência no RS


O número de cidades em emergência por causa das chuvas no Rio Grande do Sul subiu para 14 nesta sexta-feira (22). A Defesa Civil contabiliza mais de 100 mil afetados. De acordo com o órgão, são 10.330 desalojados (que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares) e 5.180 desabrigados (pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos).

As prefeituras de 14 cidades que já tiveram situação de emergência reconhecida são: Novo Tiradentes, Arroio do Meio, Arvorezinha, Lajeado, Encantado, Sarandi, Santa Tereza, Bom Princípio, Montenegro, Venâncio Aires, São Sebastião do Caí, Cruzeiro do Sul, Charrua e São Jerônimo.

Na região do Vale do Sinos, o risco iminente de enchente, que pode ser a maior em mais de três décadas, deixa em estado de alerta as coordenadorias da Defesa Civil dos municípios. Uma cheia recorde deverá agravar a situação de alagamentos em Canoas, Campo Bom, São Leopoldo e outras cidades, aumentando o número de desabrigados e desalojados no Estado.

Encantado, na região central, apresenta a situação mais grave, com 12,5 mil afetados, sendo que cerca de 2.200 pessoas tiveram de deixar suas casas, entre desalojados e desabrigados da chuva. Arroio do Meio também enfrenta emergência, com 2.500 habitantes removidas de suas residências. Já em São Sebastião do Caí, os desalojados e desabrigados somam 1.500. A cheia do rio Caí chegou a Montenegro e obrigou diversos moradores a deixarem suas casas. Mais de 2.200 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas e 65 foram abrigadas no Parque Centenário.

A Defesa Civil distingue os afetados pela chuva da seguinte forma: desalojados são os que tiveram de sair de suas casas e irem para a de parentes ou conhecidos. Os desabrigados não possuem qualquer tipo de assistência imediata, perderam suas casas e estão sendo auxiliados pelas prefeituras em ginásios e galpões. Já os afetados são todos aqueles que sofreram algum tipo de dano. Isso inclui desalojados e desabrigados, mas também aqueles que tiveram parte da casa destelhada, alagamento apenas em sua rua, mas sem precisar sair da residência; danos em muros e janelas.