O Carpinteiro.com - Busca no blog
Página de Notícias Beleza trafico humano Pedofilia o Crack Homofobia

A simbologia da Cruz


A cruz é um dos símbolos mais antigos e conhecida universalmente. Carrega consigo uma vasta simbologia e apresenta diversas variações de forma. A mais comum é a cruz de cristo, é a interseção de dois segmentos, um vertical e outro horizontal.


Para teosofia o sentido místico da cruz é originário do dualismo andrógino presente em todas as manifestações na natureza. Segundo a revista Planeta, a teosofia considera, dessa maneira, a ideia do homem regenerado, aquele que conseguiu integrar harmoniosamente as suas duas partes e que, o crucificado como mortal, como homem de carne e suas paixões, renasce como imortal. 

Vejamos algumas representações mais conhecidas da cruz:

Cruz Ansata: Um dos mais importantes símbolos da cultura egípcia. A Cruz Ansata consistia em um hieróglifo representando a regeneração e a vida eterna. A idéia expressa em sua simbologia é a do círculo da vida sobre a superfície da matéria inerte. Outra interpretação faz uma analogia de seu formato ao homem, onde o círculo representa sua cabeça, o eixo horizontal os braços e o vertical o resto do corpo.
Cruz Patriarcal: Também conhecida como Cruz de Lorena e Cruz de Caravaca possui dois  "braços" horizontais, sendo o superior menor que representa a inscrição colocada pelos romanos na cruz de Jesus. Foi muito utilizada por bispos e príncipes da igreja cristã antiga e por jesuítas nas missões no sul do Brasil.



Cruz Suástica (Gamada): A suástica representa a energia do cosmo em movimento, o que lhe confere dois sentidos distintos: o destrógiro, onde seus "braços" movem-se para a direita e representam o movimento evolutivo do universo, e o sinistrógiro, onde ao mover-se para a esquerda nos remete a uma dinâmica involutiva. No século passado, essa cruz adquiriu má reputação ao ser associada ao movimento político-ideológico do nazismo. 

Cruz Rosa-Cruz: Os membros da Rosa Cruz costumam explicar seu significado interpretando-a como o corpo de um homem, que com os braços abertos saúda o Sol e com a rosa em seu peito permite que a luz ajude seu espírito a desenvolver-se e florescer. Quando colocada no centro da cruz a rosa representa um ponto de unidade.



Como já foi dito a Cruz dispõem de uma ampla gama de representações e simbologias, que muda conforme sua finalidade e contexto no qual esteja inserido, seja na religião, em sociedades ou no uso cotidiano das pessoas.